terça-feira, 20 de outubro de 2020

Marketing Digital: O que é, estratégias, como fazer 2020 ?

Implementação Marketing Digital

Todas as empresas que desejam fazer a implementação do marketing digital, antes de qualquer coisa, precisam fazer um planejamento de marketing digital.

A elaboração de um plano de marketing digital define objetivos, metas e cronogramas. Ele é o responsável por guiar todas as ações do seu negócio e pode ser voltado tanto para a marca, produto específico ou serviço oferecido.

Vale reforçar que um plano de marketing digital bem elaborado pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio.

Com um plano de marketing digital objetivo e direto, você reduz problemas e tem inúmeros benefícios, como:

  • Traçar metas e objetivos realistas;
  • Detalhar estratégias;
  • Criar um panorama da empresa em relação ao mercado;
  • Conhecer melhor seu público-alvo e entender como alcançá-lo;
  • Identificar vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes;
  • Obter um mapeamento e desempenho completo das ações com relatórios e avaliações;
  • Justificar investimentos financeiros;
  • Visualizar com clareza os números do funil de vendas.

Para a implementação do marketing digital você precisa começar com uma pesquisa, que deve considerar o cenário em que sua empresa atua, o máximo de informações possíveis a respeito de seus concorrentes e o público-alvo, entre outros detalhes.

Para realizar sua pesquisa, pense nos objetivos que você quer alcançar com esse plano de marketing digital e estabeleça prazos de curto e longo prazo.

O recomendado é definir um objetivo geral da empresa e outro, mais específico, para cada campanha.

Entre estes objetivos de marketing digital, podemos ter, por exemplo:

  • Exposição e reconhecimento da marca;
  • Geração de Leads;
  • Vendas diretas no ambiente físico ou online;
  • Construção de um relacionamento com seus clientes;
  • Fidelização de clientes;
  • Atendimento e orientação ao cliente.

Além disso, pesquise sobre os hábitos online dos clientes e da concorrência também.

Com base nos dados dos clientes, é possível traçar um perfil para realizar a segmentação e produzir conteúdos relevantes, com uma linguagem adequada.

Assim, você pode conhecer os hábitos online dos clientes para chegar a eles mais facilmente, garantindo que sua mensagem seja a mais efetiva possível. Uma dica é criar uma persona para saber a fundo suas características, comportamentos, necessidades, desejos e anseios.

É muito importante também conhecer seus principais concorrentes, investigando os pontos negativos e positivos para fazer uma comparação com sua empresa.

Isso ajuda a entender quais são os diferenciais dos seus produtos e serviços, de forma a investir nas melhores estratégias de marketing digital para conquistar um número maior de clientes. Além disso, você aprende com sua concorrência, evitando seus erros.

Fazendo isso, você deve escolher os canais de marketing digital e formatos de conteúdo que vai utilizar.

Cada canal digital pode ser utilizado de uma maneira diferente para um objetivo diferente. Sendo assim, escolha as plataformas mais apropriadas para cada tipo de campanha de marketing digital, e de acordo com o público que se pretende atingir.

A variedade de canais para o marketing digital não implica na obrigação de usá-los todos. Você deve usar apenas aqueles que, por suas características, têm potencial para gerar tráfego qualificado para o seu site.

Em seguida, deve-se escolher o formato do conteúdo, que será um elemento fundamental para atrair o público-alvo. É necessário criar conteúdos de qualidade e relevantes. Produza materiais ricos que possam agregar valor e criar um relacionamento com os clientes.

A definição de um cronograma é fundamental para manter a periodicidade e fazer o acompanhamento da execução do plano de marketing digital definido.

Planeje a frequência de cada ação, qual área (ou pessoa) será responsável pela sua realização, qual o tempo que ela deve durar (ou prazo máximo para ser concluído) e os recursos necessários.

Elabore também um cronograma para a publicação dos conteúdos e campanhas, isso cria uma regularidade e uma conexão com seus possíveis clientes. Pesquise para entender os melhores dias e horários para postar conteúdo novo em cada rede social.

Não se esqueça de fazer o monitoramento constante dos resultados dessas ações para entender se o seu planejamento de marketing digital está funcionando.

Isso inclui verificar o número de visitas do site, a origem de cada visita, a compra dos produtos ou serviços oferecidos, taxa de cadastros, páginas com maior número de acessos, entre outros.

Para isso, conte com ferramentas de marketing digital de monitoramento, como o Google Anaytics, que mensura resultados como visitas, cliques e conversões.

Uma análise constante garante as mudanças e correções necessárias para melhorar seu plano de marketing digital.

De nada serve um plano de marketing digital se você não tiver os resultados de sua campanha. Assim, você terá acesso a informações de extrema importância para o seu negócio, como o ROI (retorno sobre investimento) e o CAC (custo de aquisição de clientes).

Uma questão que também deve ser considerada são os recursos disponíveis, tanto materiais e intelectuais, para que possamos planejar os aspectos financeiros do seu marketing digital.

Para isso, defina sempre os gastos de determinado período, pode ser mensal, trimestral ou até mesmo anual.

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