sexta-feira, 3 de abril de 2020

Lead: o que é, como gerar e nutrir - Agência Sense

Lead tem um papel fundamental para o crescimento do seu negócio. As informações colhidas de um Lead são essenciais para a criação de e-mail marketing, ofertas e conteúdos de qualidade. Para só assim, finalmente oferecer o seu produto e fechar a venda.
Em outras palavras, o Lead potencializa as chances de conquistar um cliente. A taxa de conversão também é muito mais alta.
Os Leads garantem inúmeros benefícios, como a geração de tráfego específico e qualificado para seus canais. Já que é possível analisar e conhecer mais sobre esse público para criar estratégias assertivas em campanhas segmentadas. O foco é intensificar a relação com esse Lead.
Também conseguimos formar uma lista de clientes em potencial e criar um relacionamento mais próximo. Vale ressaltar que é preciso fazer a administração constante do caminho desse Lead para alcançar maior efetividade nas vendas.
O processo de geração de um Lead é baseado em relacionamento. A maneira mais eficiente é disponibilizar um material útil e rico em informações em troca dos dados. E é aí que entra o Inbound Marketing, como comentamos no tópico anterior.
O Inbound Marketing é uma estratégia que visa atrair, nutrir e converter um Lead por meio de conteúdos de qualidade.
A criação e o compartilhamento desses conteúdos em blogs e redes sociais conquistam a atenção de potenciais consumidores, que criam um relacionamento de confiança com sua empresa para fechar a compra.
Esse material é geralmente mais extenso e aprofundado. E pode aparecer no formato de e-books, infográficos, planilhas, simuladores, entre outros.
Os e-books são uma das iscas mais clássicas para a geração de um Lead. Pois permite um estudo mais completo de um determinado assunto do que faria em um post num blog, por exemplo.
A produção de conteúdo atrativo se destaca no trabalho de geração de Leads. É uma porta de entrada para apresentar sua empresa, engajando e direcionando os visitantes para conversão. É interessante ter conteúdo relevante para cada fase do funil de vendas.

O que significa a palavra Lead?


O termo em inglês “lead” ou “to lead” é um verbo que significa conduzir ou liderar.
Porém, no mundo do marketing digital tem um significado bem diferente. Ela significa uma oportunidade de negócio para sua empresa. Já que uma pessoa forneceu dados pessoais em troca de algum conteúdo, oferta ou ferramenta sua.
Lead é um potencial consumidor que manifestou interesse em algum produto ou serviço. E através da nutrição correta desse Lead você pode aumentar as chances de garantir uma venda.

O que são Leads qualificados?


Nem todos os contatos têm potencial para tornar seus clientes. É por isso que os Leads qualificados são aqueles que verdadeiramente estão interessados no seu conteúdo, demonstram intenção de compra e têm perfil para isso.
Trabalhar com um Lead qualificado garante maior chance para prosseguir no funil e ter sucesso na hora da venda.
Além disso, o trabalho com um Lead qualificado é muito mais rentável e eficiente. Pois não há perca de tempo e custos com alguém que não quer comprar.
Lead qualificado já passou por diversas etapas e precisa passar agora pelo processo de nutrição para fortalecer e criar um relacionamento confiável com a empresa.
Para gerar um Lead qualificado você pode produzir posts nos blogs ou nas redes que respondam dúvidas sobre sua área de atuação. Além de participar de fóruns e grupos de debate demonstrando autoridade no assunto.
Também é interessante inserir CTAs (Call to Action) no site e posts para receberem mais informações por e-mail e criar Landing Pages para formulários e downloads. Utilizar mídias pagas para maior alcance dos conteúdos é uma ótima opção.
Dentro de um funil, podemos categorizar o lead qualificado em dois tipos, o MQL e SQL, porém veremos isso a seguir.

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